Menu
Esportes

Treze segura o Campinense e empate força novo clássico no mata-mata

O primeiro tempo sintetiza o apresentado no Amigão, embora o ritmo na segunda etapa tenha sido um pouco mais acelerado

Da Redação do Diamante Online

28/03/2016 às 02:07 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

O empate sem gols no segundo Clássico dos Maiorais da temporada forçou Campinense e Treze a se encontrarem novamente no primeiro mata-mata do Campeonato Paraibano, com vantagem de dois resultados iguais para o rubro-negro, líder do grupo A. Com a vitória do CSP sobre o Santa Cruz, o Galo fechou a fase de grupos na terceira colocação do grupo B, com a pior campanha entre os seis classificados à próxima fase. A melhor atuação do Alvinegro no campeonato, entretanto, se deu na partida deste domingo. Longe de ter mudado da água para o vinho, mas o Galo fez o que poucos conseguiram no ano: parou o Campinense.

O primeiro tempo sintetiza o apresentado no Amigão, embora o ritmo na segunda etapa tenha sido um pouco mais acelerado, especialmente no inicio. De um modo geral, o time de Marcelo Vilar amarrou bem o jogo e somente se aventurou com segurança, o que para o momento tem de ser considerado positivamente. O estreante Rafael Cunha anulou o artilheiro do Brasil Rodrigão, a exemplo de Patrick sobre Roger Gaúcho. Nem mesmo a lesão de Fernando Lopes, no fim do primeiro tempo, obrigando a entrada do questionado Guilherme, contaminou a equipe.

Sem inspiração, o rubro-negro ameaçou uma só vez de fato. Chapinha, Rodrigão e Gaúcho triangularam pela esquerda e o camisa 10 finalizou com perigo a direita de Saulo. Isso aos 12 minutos do segundo tempo. De resto, o Campinense tem a prerrogativa da classificação antecipada e o jogo decisivo da próxima quinta-feira contra o Salgueiro, pelas quartas de final da Copa do Nordeste, como saída para minimizar a atuação abaixo da média.

Aos trezeanos, o jogo seguro traz um alento de que o time atuando de forma equilibrada no mata-mata pode diminuir o favoritismo do Campinense que, antes de hoje, era enorme.

Abelhas 1 x Maiorais 0. O ataque de abelhas ao Amigão gerou uma cena um tanto quanto inusitada no primeiro tempo do clássico dos maiorais. Os jogadores foram ao chão para se desviarem dos ataques, certamente o mais efetivo da partida.

Importante. A liderança geral por maior número de gols marcados (20 contra 19 do Botafogo-PB) não garante o Campinense já nas semifinais. O classificado por critério técnico (o eliminado que ressuscita) as semifinais se dará pela soma de pontos da primeira fase com a segunda. Ou seja, a Raposa pode dançar definitivamente em um cenário de eliminação para o Galo, caso o Belo também venha a ser superado pelo Sousa, desde que, com uma pontuação maior em relação ao Campinense. O resultado disso impediria os dois times de Campina Grande na Série D do Campeonato Brasileiro.

MaisPB

Anúncio full