Menu
Geral

Software ajuda o acesso de pessoas surdas a conteúdos digitais

Software foi desenvolvido na Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Da Redação do Diamante Online

27/03/2016 às 15:45 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

A Paraíba mais uma vez é destaque na tecnologia a favor da acessibilidade. Desta vez por conta de um software desenvolvido na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que vai ajudar o acesso de pessoas surdas aos conteúdos de computadores, dispositivos móveis e plataformas Web.

O Vlibras, como foi batizado, traduz o conteúdo digital, seja texto, áudio ou vídeo, para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Ele pode ser baixado para smartphones e também pode ser acessado pelo computador.

Em breve, o software também poderá ser executado através de plugins para navegadores, permitindo assim a sua execução sem precisar ser instalado.

A intenção é que o software também possa ser usado por emissoras de televisão. De acordo com o site do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. O dicionário do VLibras será referência para a transmissão de informações pela Língua Brasileira de Sinais (Libras) nos programas veiculados pelas emissoras de televisão no Brasil.

De acordo com um dos parceiros do projeto, o Ministério do Planejamento, existem cerca de 9,5 milhões de pessoas com níveis de deficiência auditiva no país, que devem ser beneficiados pelo software.

Acesse aqui

PB Agora

Anúncio full