Menu
Análise

Saiba como cada candidato à Prefeitura de Conceição se saiu no debate, segundo cientista político

Postulantes estiveram frente a frente durante mais de duas horas de debate nessa quinta-feira.

Por Tadeu Gomes

06/09/2024 às 14:05 | Atualizado em 07/09/2024 às 20:28

O debate político entre os candidatos à Prefeitura de Conceição (PB) foi promovido na noite dessa quinta-feira (5) pelo canal no YouTube do Vale do Piancó Notícias. Samuel Lacerda (Solidariedade), Marcilio Lacerda (Republicanos) e Luan Ferreira (PSB) estiveram frente a frente durante mais de duas horas.

Consultado pelo Diamante Online, o jornalista pós-graduado em ciências políticas Tom Martins analisou todo o embate e analisou como cada candidato se saiu.

Samuel Lacerda

“Samuel mostrou ter se preparado e se capacitado para o debate. Teve uma postura que passou confiança e que estava se sentindo confortável no confronto. Tanto atacou quanto se defendeu com habilidade”, afirmou o profissional de imprensa. 

Luan, Marcílio e Samuel (Foto: Reprodução/YouTube)

Marcílio Lacerda

Sobre Marcílio, Tom disse que o postulante ao paço municipal soube apresentar que entende de administração pública, porém, faltou nele a experiência com debate.

“Marcilio ainda conseguiu mostrar que entende de gestão, mas foi prejudicado pela própria oratória e, provavelmente, pela inexperiência com debate. Por vezes, ele passou a impressão de que estava desconfortável no ambiente, mas soube defender-se quando foi confrontado e também revidou à altura”, disse Martins. 

Leia também: Veja como foi debate entre os candidatos à Prefeitura de Conceição

Luan Ferreira

Já Luan, para o jornalista, por ser novo ainda no campo politico e nunca ter atuado diretamente com chefia em administração, saiu em desvantagem frente aos demais que têm mais experiências políticas.

“Luan fez um preparo para o evento, mas por ser o único que está na oposição tradicional deveria ter atacado mais a situação, pegado mais pesado. Porém é claro que a também inexperiência dele em debate falou mais alto. Certamente a ausência de conhecimento prático do que é gestão pública também contribuiu para o desempenho dele, já que ele é o único entre os três que não ocupou um cargo de chefia em administração, então ficou em desvantagem nesse quesito", pontuou. 

Tom disse que a postura de Ferreira foi bem avaliada, mas que faltou ser mais enérgico. 

"Ponto positivo para a seriedade dele, mas politico precisa ser enfático em alguns momentos, ainda mais em se tratando de um debate. Em alguns pouquíssimos momentos foi “encurralado” nas perguntas e pressões dos adversários, mas é um jovem ainda e tem capacidade para preparar-se ainda mais”, finalizou Martins.

O encontro teve seis blocos divididos e durou mais de duas horas. Foi o primeiro debate realizado na eleição deste ano na cidade. 

Os três candidatos já tiveram as respectivas candidaturas deferidas pela Justiça Eleitoral. 

Diamante Online

Anúncio full