Brasil
\"Cometa do Século\" começa a ser visto em diferentes partes do Brasil
Segundo o Observatório Nacional (ON), o cometa será visível a olho nu.
Por Redação
01/10/2024 às 13:58 | Atualizado em 02/03/2026 às 07:32
O cometa C/2023 A3 Tsuchinshan-ATLAS, conhecido como o “cometa do século”, já começou a ser visto em diferentes partes do Brasil. Até o fim de setembro, o cometa estava ofuscado pelo brilho do Sol, devido à sua baixa elongação (proximidade aparente ao Sol). Desde esta segunda-feira (1º), ele começou a ser visto ao amanhecer.
Segundo o Observatório Nacional (ON), o cometa será visível a olho nu. Para uma boa observação, é essencial escolher um local longe da poluição luminosa e direcionar o olhar para o horizonte leste, onde o Sol nasce, por volta das 4h30 da manhã. O uso de binóculos, câmeras ou telescópios podem facilitar a visualização do cometa.
Entre os dias 7 e 11 de outubro, o cometa voltará a se aproximar muito do Sol, o que irá dificultar a observação. Já no dia 13 de outubro, acontecerá a máxima proximação do cometa à Terra. Ao todo, a distância será de 0,472764 Unidades Astronômicas, o que equivale a 70.724.459 quilômetros, deixando-o mais visível para os brasileiros.
Na segunda metade de outubro, o cometa poderá ser visto logo após o pôr do sol, no horizonte oeste, enquanto transita pelas constelação de Serpente e Ofiúco. A maior dificuldade será encontrar um local com o horizonte oeste desobstruído, uma vez que o cometa estará baixo no céu, a uma altura de até 30 graus.
O que são os cometas?
Os cometas são remanescentes da formação do sistema solar, compostos por poeira, rocha e diferentes tipos de gelo. Eles variam em tamanho, de alguns até dezenas de quilômetros de diâmetro. À medida que se aproximam do Sol, os cometas aquecem e liberam gases e poeira, formando suas "caudas brilhantes".
No caso do C/2023 A3 Tsuchinshan-ATLAS, o apelido "cometa do século" foi dado porque seu brilho é comparável ao do cometa Hale-Bopp, que atingiu magnitude semelhante em 1997. Ele foi um dos mais brilhantes registrados no século XX.
SBT News
Tópicos
Mais Notícias em Brasil
Minas Gerais
Pastor morre após sexo com amante em motel
Ele estava acompanhado de uma mulher, que acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
06/03/2026STF
Moraes vota por tornar Malafaia réu por ofensa ao Comando do Exército
Pastor chamou generais de “frouxos, covardes e omissos”.
06/03/2026