Brasil
Vereador eleito invade escola que apresentava palestra sobre transexualidade
O evento falava sobre saúde sexual e reprodutiva de pessoas trans.
Por Redação
26/10/2024 às 07:43 | Atualizado em 26/10/2024 às 07:49
Um futuro vereador de São Caetano de Sul, na Grande São Paulo, invadiu nesta sexta-feira (25) uma escola municipal que apresentava uma palestra sobre diversidade que explicava termos ligados à população transexual a estudantes do ensino médio. Vídeo.
A direção da escola afirma que fará um boletim de ocorrência por invasão contra Getúlio Filho (União Brasil), que iniciará mandato como vereador no próximo ano, pois ele teria se passado por um pai de aluno para entrar no local. Vídeo.
O homem postou um vídeo nas redes sociais em que discute com funcionários da escola Professora Alcina Dantas Feijão. Enquanto ele critica o conteúdo da palestra, a diretora da escola, Sandra Gimenez, tenta explicar o objetivo da atividade. Vídeo.
Ao Metrópoles, ela afirmou que a ideia de palestra era explicar assuntos de diversidade e ajudar a diminuir o preconceito contra essa população, o que faz parte da Base Nacional Comum Curricular. Uma entidade de saúde pública da cidade, especializada no tema, ministrava a palestra.
“É uma sensibilização sobre diversidade, só que o foco maior foi nos gêneros, fluido, que tem várias nomenclaturas, binária, não binária, foi falado da mulher trans, homem trans, o quanto essas pessoas sofrem, quantos casos de homicídio [há em relação a essa população]”, enumerou a diretora.
A reportagem teve acesso a trechos da palestra, que explicava, entre outros pontos, o que seria nome social e a menor expectativa de vida da população transexual.
Segundo ela, o político acabou se fixando apenas em um trecho que mencionava a existência de homens transexuais que engravidam. “Nossa palestra é para fins educativos, que valoriza a diversidade, nossa maior preocupação é empatia e respeito”, disse.
Getúlio costuma fazer vídeos com abordagens parecidas e usa a temática de xerife para se promover.
A reportagem procurou Getúlio via suas redes sociais, mas não obteve retorno. O espaço está aberto.
Metrópoles
Tópicos
Mais Notícias em Brasil
Polêmica
Militares são detidos após festa com funk e álcool em quartel
Segundo o Exército, os envolvidos responderão a um processo administrativo.
23/11/2024