Menu
Brasil

Sem receber salários, servidores invadem prefeitura para cobrar prefeito que vai deixar o cargo

Trabalhadores das áreas da Saúde e de Educação cobram do prefeito o pagamento de salários atrasados.

Por Redação

31/12/2024 às 08:38

Trabalhadores das áreas da Saúde e de Educação do município fluminense cobram do prefeito Waguinho o pagamento de salários atrasados - Redes Sociais

Trabalhadores das áreas da Saúde e de Educação do município fluminense cobram do prefeito Waguinho o pagamento de salários atrasados (Foto: Redes Sociais)

Manifestantes invadiram nesta segunda-feira (30) o prédio da Prefeitura de Belford Roxo, município do Rio de Janeiro. O protesto aconteceu contra a atual gestão de Waguinho Carneiro (Republicanos), que deixará o comando da cidade em 2025.

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o momento em que populares forçaram o portão da sede da prefeitura e conseguiram entrar no local. Segundo informações do Belford Roxo 24h, a manifestação acontece em decorrência do atraso do salário de servidores das áreas da Saúde e Educação.

Confira o momento em que os manifestantes entram no local: Vídeo.

No apagar das luzes da gestão de Waguinho, os servidores cobram o pagamento de salários, benefícios e do 13º salário, que deveria ser pago até 20 de dezembro. Eles estão mobilizados desde a última semana.

O Metrópoles questionou a Prefeitura de Belford Roxo e a Secretaria Municipal de Segurança Pública sobre o ocorrido. A reportagem também tentou contato com o Sindicato dos Professores da Baixada Fluminense, mas não obteve resposta.

O presidente da Câmara Municipal de Belford Roxo, Marco Aurélio de Almeida Gandra, o Markinho Gandra (União), também convocou a população para protestar contra o atraso no pagamento dos salários dos profissionais da saúde e educação. O político divulgou um vídeo nas redes sociais em que denuncia a suposta inauguração de uma maternidade sem acesso à energia elétrica.

Waguinho inelegível

O Ministério Público Eleitoral do Rio de Janeiro (MPRJ) pediu, em dezembro, a inelegibilidade do atual prefeito de Belford Roxo por oito anos. Segundo o órgão, o político teria utilizado a máquina pública para favorecer a campanha de Matheus Carneiro, seu sobrinho, para prefeitura do município.

Apesar do apoio do tio, Matheus, com o nome de urna Matheus do Waguinho, perdeu as eleições municipais para Márcio Canella (União).

A família de Waguinho não está restrita à política municipal, Wagner dos Santos Carneiro é marido da deputada federal Daniela do Waguinho (União-RJ), ex-ministra do Turismo do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Metrópoles

Anúncio full