Brasil
Inadimplentes podem ter CNH apreendida, decide STF
Suprema corte decide como constitucional a possibilidade de apreensão dos documentos em caso de dívida.
Por Redação
24/04/2025 às 15:56
O Supremo Tribunal Federal (STF) validou por 10 votos a 1 a possibilidade dos inadimplentes terem passaporte e também a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) apreendidos. O STF decidiu, porém, que a decisão não será geral mas valerá para casos específicos de forma individualizada.
A Suprema Corte decidiu que a suspensão do direito de dirigir tem um caráter coercitivo e pode acelerar o processo de negociação da dívida com credores. Esse foi o ponto que gerou mais discussões e intensos debates da Corte.
O relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, disse que a decisão não deve prejudicar o direito de ir e vir, no caso da apreensão de passaporte e do exercício da atividade profissional, no caso da CNH de motoristas profissionais, como os que trabalham como taxistas, motoristas, entre outros.
Atualmente, cerca de 70 milhões de brasileiros tem dívidas inscritas nos órgãos de crédito. A medida do STF não valerá, porém, para dívidas de valor irrisório e o credor é que deve solicitar a apreensão do passaporte ou da carteira de habilitação.
R7.com
Tópicos

Mais Notícias em Brasil
Saúde pública
Brasil ultrapassa 1 milhão de casos prováveis de dengue em 2025
São Paulo concentra 58% dos registros, com incidência quase 3 vezes acima da média nacional.
25/04/2025