Menu
Entretenimento

Brasil tem 3 indicações ao Oscar com filme "Ainda Estou Aqui"

Com Fernanda Torres, obra foi indicada às categorias de Melhor Filme Estrangeiro, Melhor Filme e Melhor Atriz.

Por Redação

23/01/2025 às 18:11 | Atualizado em 07/03/2025 às 02:17

Selton Mello e Fernanda Torres - Divulgação/Sony Pictures

Selton Mello e Fernanda Torres (Foto: Divulgação/Sony Pictures)

Após ganhar o Globo de Ouro, a atriz Fernanda Torres garantiu-se entre os indicados ao Oscar, junto do filme protagonizado por ela, Ainda Estou Aqui. No total, o Brasil conquistou três indicações, nas categorias de Melhor Filme Estrangeiro, Melhor Filme e Melhor Atriz. Essa é a primeira vez que uma obra cinematográfica nacional concorre na principal categoria da premiação, a de Melhor Filme.

Na disputa pela estatueta de Melhor Atriz, Fernanda Torres concorrerá com Cynthia Erivo de Wicked, Karla Sofia Gascón de Emilia Pérez, Mikey Madison por Anora, e Demi Moore de A Substância.

Para Fernanda, a indicação significa mais que uma conquista profissional, mas também a continuidade do legado de sua mãe, Fernanda Montenegro, que foi a primeira atriz brasileira a concorrer ao Oscar, em 1990, pelo filme Central do Brasil. Nos anos seguintes, não houve indicações de nenhuma atriz por papéis em filmes de língua portuguesa.

Já na categoria de Melhor Filme, Ainda Estou Aqui disputará com Anora, O Brutalista, Um Completo Desconhecido, Conclave, Duna: Parte 2, Emilia Perez, Nickel Boys, A Substância e Wicked.

Pela estatueta de Melhor Filme Internacional, a obra brasileira precisará vencer A Garota da Agulha, Emilia Pérez, A Semente do Fruto Sagrado e Flow.

Ainda Estou Aqui é baseado no livro homônimo publicado em 2015 pelo jornalista e dramaturgo Marcelo Rubens Paiva. A obra conta a história da mãe do autor, Eunice Paiva, na busca pelo esposo, Rubens Paiva (Selton Mello), que desapareceu durante o regime militar no Brasil.

A cerimônia do Oscar está marcada para acontecer no dia 2 de março, às 21h, conforme o horário de Brasília. Ela será exibida no canal de televisão por assinatura TNT e no streaming Max.

pleno.news

Anúncio full