Esportes
The Best: Thiago Maia, do Inter, ganha prêmio Fair Play por ajuda nas enchentes no Rio Grande do Sul
O meio-campista foi um dos jogadores que enfrentou a água para ajudar moradores.
Por Redação
18/12/2024 às 08:36
O volante Thiago Maia, do Internacional, recebeu o prêmio Fair Play, da Fifa, durante a cerimônia do The Best, nesta terça-feira (17), no Qatar.
O que aconteceu
Thiago Maia foi premiado pelas ajudas nas enchentes no Rio Grande do Sul. O volante do Inter colaborou diretamente durante a tragédia no começo de 2024.
O meio-campista foi um dos jogadores que enfrentou a água para ajudar moradores. Ele viralizou em um vídeo onde carregava uma mulher nas costas durante uma operação de resgate.
O prêmio Fair Play é concedido pela Fifa por atitudes exemplares dentro ou fora de campo. Ele pode ser conquistado por um jogador, equipe, árbitro, técnico ou torcida.
"Não me sinto um herói. Minha mãe e meu pai sempre me ensinaram a amar o próximo. Eu acordei e falei que não podia ficar em casa, as pessoas precisavam de mim. Após as enchentes, eu quis parar de jogar futebol, fiquei muito afetado psicologicamente, mas faria tudo de novo; disse Thiago Maia.
A conquista de Thiago Maia é a segunda seguida envolvendo o Brasil. Na última edição, a seleção brasileira recebeu o prêmio por causa da campanha antirracismo feita após os casos envolvendo Vini Jr.
A votação é feita por um grupo de especialistas selecionados pela Fifa.
Veja os vencedores de cada prêmio
Melhor jogador: Vini Jr.
Melhor jogadora: Aitana Bonmatí
Prêmio Puskas (gol mais bonito masculino): Alejandro Garnacho
Prêmio Marta (gol mais bonito feminino): Marta
Melhor goleiro: Emiliano Martínez
Melhor goleira: Alyssa Naeher
Melhor técnico do futebol masculino: Carlo Ancelotti
Melhor técnica do futebol feminino: Emma Hayes
Torcedor do ano: Guilherme Gandra
Fair Play: Thiago Maia
Seleção masculina da temporada: Emiliano Martínez; Carvajal, Rúben Dias, Rüdiger e Saliba; Rodri, Toni Kroos e Bellingham; Yamal, Vini Jr e Haaland.
Seleção feminina da temporada: Alyssa Naeher; Battle, Paredes, Girma e Bronze; Horan, Guijarro, Gabi Portilho e Bonmatí; Paralluelo e Graham Hansen.
Uol