Esportes
Promessa do esporte paraolímpico, garotinho de Triunfo, no Sertão da PB, conquista três ouros em São Paulo
O estudante João Pedro da Silva Pereira, de 12 anos, voltou dar orgulho aos paraibanos, em especial aos sertanejos, em modalidades de esportes paraolímpicos.
Por Redação
23/12/2024 às 21:05 | Atualizado em 23/12/2024 às 21:09
João Pedro conquistou três medalhas de ouro nas Paralimpíadas Escolares 2024 (Foto: Divulgação)
O estudante João Pedro da Silva Pereira, de 12 anos, voltou dar orgulho aos paraibanos, em especial aos sertanejos, em modalidades de esportes paraolímpicos. Natural do município de Triunfo, no Sertão do Estado, João Pedro conquistou três medalhas de ouro nas Paralimpíadas Escolares 2024, que aconteceram em São Paulo entre os dias 25 e 28 de novembro.
Competindo com estudantes paraolímpicos de diversas regiões do Brasil, João Pedro, que é cadeirante, foi medalhista de ouro na corrida de 100 Metros, também nos 60 Metros e no Lançamento de Pelota – as três modalidades na categoria Sub-14.
O pequeno sertanejo já havia conquistado medalhas de ouro nas etapas estaduais das Paralimpíadas Escolares, mas em 2023 ele não pôde competir na etapa nacional por causa do limite mínimo de idade.
Dessa vez, já com 12 anos, João Pedro deu show novamente em João Pessoa, venceu suas modalidades e foi liberado para disputar na capital paulista, de onde conseguiu trazer na bagagem mais três ouros.
Muito desse sonho foi possível graças à professora Maria de Fátima (Fafá), que assumiu o compromisso de treinar o garoto e acompanhá-lo na etapa nacional.
Apesar da timidez, João Pedro falou com o Diário Esportivo sobre a sua evolução nos esportes e o sucesso em São Paulo. “Fafá sempre me ajudou me apoiando. Eu competi a dois anos atrás e todas foram ouro. Viajar de avião e competir em outro Estado foi muito bom. Fiquei muito feliz em ganhar medalhas e conseguir representar minha cidade e minha escola”, disse.
Graças às medalhas conquistadas, ele recebeu em João Pessoa, no dia 19 deste mês, o Prêmio do Esporte Paraibano, no qual o Governo do Estado reconhece atletas, paratletas, técnicos e outras personalidades que contribuíram para fortalecer o segmento.
Menino de família humilde, filho de uma designer de unhas e um pedreiro, João Pedro está no 7º ano na Escola Municipal de Ensino Fundamental José Adriano de Andrade, em Triunfo, a quase 500 km de João Pessoa. No entanto, para quem sonha alto, as distâncias são apenas detalhes.
“Eu pretendo continuar como atleta, competir fora do Brasil, trazendo mais medalhas para o estado da Paraíba e para minha cidade de Triunfo”, afirmou, determinado, o garoto.
Desempenho da Paraíba
A Paraíba conquistou 104 medalhas nas Paralimpíadas Escolares 2024. Ao todo, foram 60 de ouro, 24 de prata e 20 de bronze, ficando em 10º lugar no ranking dos 27 estados participantes e 2º das regiões Norte e Nordeste.
“Subir no pódio mais de 100 vezes é, de fato, algo a ser muito comemorado. E sempre é bom lembrar que todo esse sucesso contou com o apoio do Governo, que, através da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), conseguiu as passagens aéreas para todos os 128 integrantes da delegação”, destacou Jean Klaud, chefe da delegação paraibana.
Diário Esportivo
Tópicos
Mais Notícias em Esportes
Investimento
Botafogo-PB oficializa modelo SAF e autoriza venda de 90% das ações do clube
Com isso o Belo se prepara para um novo modelo de gestão.
22/01/2025