Menu
Geral

Conheça as oito competências de um bom vendedor

Criar iidentificação e inspirar confiança são fazema diferença na relação comercial

Da Redação do Diamante Online

09/04/2016 às 12:47 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

Além do conhecimento específico, também é necessário ter habilidades específicas, que contribuam para a carreira profissional em todo e qualquer segmento. Portanto, no setor de vendas isso não seria diferente.
Desse modo, confiram a seguir as dicas de Carlos Cruz, do IBVendas para se obter êxito nas relações comerciais:

1. Disciplina – Reserve momentos no mês e na semana para se planejar. A maioria dos vendedores não planeja fracassar, mas falha pela falta de planejamento e organização.

2. Comunicação – O vendedor profissional é articulado e sabe se expressar de maneira clara e objetiva, o que não significa falar muito. Seja preciso na comunicação.

3. Criatividade – Busque alternativas para chegar até o cliente, use argumentos que o envolvam. Crie novas oportunidades e proponha soluções inovadoras.

4. Capacidade investigativa – Faça perguntas e saiba ouvir para entender as necessidades do cliente, pois isso é essencial para uma venda de sucesso. O bom vendedor entende e identifica as dificuldades e necessidades do cliente, mapeando-as, para depois apresentar uma solução realmente eficaz.

5. Adaptabilidade – Aprenda a lidar com diferentes perfis de clientes, influenciando todas as pessoas envolvidas no processo de compra.

6. Empatia – Crie identificação e inspire confiança, pois essas iniciativas fazem toda a diferença na relação comercial. Cuide da aparência e vista-se de acordo com o perfil da venda e do cliente. Isso pode ser fundamental para transmitir uma boa impressão.

7. Networking – Quantas pessoas conhecem você? Não importa apenas quantas pessoas você conhece, mas sim, quantas sabem quem e o que você é. É imprescindível cultivar uma rede de relacionamentos, pois nem sempre somos capazes de encontrar sozinhos as oportunidades.

8. Tenacidade comercial – Ser persistente é diferente de ser insistente. Não desista da venda na primeira negativa, especialmente se estamos falando de investimentos elevados, que irão envolver negociações extensas.

Paraíba Total

Anúncio full