Menu
Geral

Religião e cultura: por que São José é associado às chuvas?

Crença se trata de uma devoção nordestina.

Da Redação do Diamante Online

19/03/2022 às 15:48 | Atualizado em 28/03/2025 às 11:42

Neste sábado (19), se comemora o dia de São José. No Nordeste, é tradição rezar ao santo para chover nesta data. Na crença popular, a chuva é a garantia de uma boa safra, plantio e fartura, o que culmina na festa de São João, época da colheita. Mas você sabe por que São José é associado às chuvas?

A resposta é simples. Há muitas gerações são realizadas, neste mês, as novenas em homenagem ao santo, fato que coincide com as chuvas de março na região do nordeste. Os trabalhadores devotos acabaram fazendo a associação entre as duas coisas.

Essa devoção origina-se nas tradicionais novenas ao santo, que coincidem com o período das chuvas que são fundamentais para a garantia de uma boa safra. Então os agricultores atribuem a São José a chuva como bênção do santo”, explica a Arquidiocese da Paraíba.

Trata-se, portanto, de uma devoção nordestina. Conforme explica o seminarista Thiago Lacerda, na Igreja Católica, São José é patrono universal, protetor das famílias etc. Tudo isso por uma motivação teológica. Mas quanto às  chuvas, se trata de uma crença que associa a religiosidade à cultura local. 

Não há razões teológicas. Toca o tema da religiosidade e cultura. Remonta aos grandes períodos de estiagem e à sabedoria popular durante esses períodos”.

Muitas paróquias também costumam celebrar São José no dia do trabalhador, dia 1º de maio. A relação da festividade está em São José ser um carpinteiro e santo padroeiro dos trabalhadores.

Com Jornal da Paraíba

Anúncio full