Mundo
Espécie de baleia dada como extinta é avistada após 200 anos
Elas desapareceram do Atlântico no século XVIII.
Da Redação do Diamante Online
11/03/2024 às 10:06 | Atualizado em 31/03/2025 às 01:04
Foto: Reprodução
Uma espécie de baleia, considerada extinta no Oceano Atlântico há 200 anos, foi avistada na costa da Nova Inglaterra, no que os especialistas descreveram como um evento “incrivelmente” raro.
A baleia cinzenta foi avistada em 1º de março por cientistas do New England Aquarium enquanto voavam cerca de 30 milhas ao sul de Nantucket, no Maine.
O avião de pesquisa circulou por cerca de 45 minutos, com os pesquisadores tirando fotos enquanto a baleia mergulhava repetidamente e emergia, aparentemente se alimentando.
“Eu não queria dizer em voz alta o que era, porque parecia uma loucura”, disse Orla O’Brien, pesquisadora associada do Centro Anderson Cabot para a Vida Oceânica no Aquário de Nova Inglaterra, em um comunicado à imprensa.
A Sra. O’Brien mostrou as imagens à passageira Kate Laemmle, uma técnica de pesquisa.
“Meu cérebro estava tentando processar o que eu estava vendo, porque esse animal era algo que realmente não deveria existir nessas águas”, disse Laemmle. “Estávamos rindo de como isso era selvagem e emocionante: ver um animal que desapareceu do Atlântico há centenas de anos!”
Embora as baleias cinzentas sejam frequentemente vistas do outro lado dos Estados Unidos, no Oceano Pacífico Norte, elas desapareceram do Atlântico no século XVIII.
Isso mudou há cerca de 15 anos, quando as baleias cinzentas e brancas manchadas começaram a ser avistadas tanto no Atlântico como no Mar Mediterrâneo.
O último avistamento conhecido ocorreu na costa da Flórida, em dezembro, e os cientistas acreditam que a baleia vista mais ao norte na semana passada era a mesma baleia.
Os cientistas acreditam que a mudança foi impulsionada pelas alterações climáticas.
O New England Aquarium explicou que a Passagem Noroeste, que liga o Atlântico e o Pacífico através do Oceano Ártico no Canadá, tem estado regularmente livre de gelo no verão nos últimos anos.
A falta de gelo deu às baleias espaço para passar – algo que não teria sido possível nos últimos 200 anos.
A Administração Nacional Oceânica e Atmosférica das Pescas diz a baleia cinzenta pode pesar até 90.000 libras e crescer até cerca de 15 metros de comprimento.
“Este avistamento destaca a importância de cada pesquisa. Embora esperemos ver baleias jubarte, francas e baleias-comuns, o oceano é um ecossistema dinâmico e você nunca sabe o que encontrará”, acrescentou O’Brien.
“Estes avistamentos de baleias cinzentas no Atlântico servem como um lembrete da rapidez com que as espécies marinhas respondem às alterações climáticas, se tiverem oportunidade.”
G7
Tópicos

Mais Notícias em Mundo
Preocupação
Japão prevê megaterremoto que pode matar 300 mil e dar prejuízo trilionário
O governo prevê uma chance de cerca de 80% de um terremoto de magnitude 8 a 9.
25/04/2025