Paraíba
Município paraibano estado de calamidade pública por causa da crise hídrica
Medida deve durar pelos próximos 180 dias e estado solicita recursos ao Governo Federal. Reservatório que abastece a cidade está com 9,7% da capacidade.
Por Redação
05/09/2024 às 07:14 | Atualizado em 25/11/2024 às 22:18
Foi decretado nesta quinta-feira (5) estado de calamidade pública na cidade de São Sebastião de Lagoa de Roça, no agreste paraibano. A medida publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) foi tomada por causa da grave crise hídrica que assola a região.
De acordo com o documento, o decreto passa a valer a partir da publicação e dura, inicialmente, 180 dias. Segundo os números atualizados da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), o reservatório Mamanguape, que abastece São Sebastião de Lagoa de Roça, está na faixa amarela, com 9,7% da capacidade total preenchida.
A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) realizou, ao longo desta semana, duas suspensões do abastecimento regular de água no município do agreste paraibano. A primeira foi na segunda-feira (2) e retornou o abastecimento na terça-feira (3) e a segunda vai até às 18h desta quinta-feira (5). O motivo, segundo a companhia, é execução de manobra.
O estado de calamidade pública aplicado diz respeito, principalmente, ao âmbito financeiro. A situação anormal que, neste caso, foi autorizada pelo poder legislativo da Paraíba ressalta que o estado não tem mais meios para lidar com a crise e necessita de intervenção do Governo Federal com medidas emergenciais de apoio.
T5
Tópicos
Mais Notícias em Paraíba
Chamas foram controladas
Incêndio atinge sala do Hospital Napoleão Laureano em João Pessoa
Um curto-circuito em um ar-condicionado pode ter ocacionado o incêndio.
15/01/2025