Menu
Paraíba

Sagui que fumou maconha e ingeriu álcool é encaminhado para reabilitação

Segundo o veterinário, a ingestão de bebidas alcoólicas pode causar vícios em primatas, assim como acontece com humanos.

Por Redação

19/10/2024 às 07:32 | Atualizado em 20/10/2024 às 21:11

 - Reprodução/ Redes Sociais

(Foto: Reprodução/ Redes Sociais)

Um sagui-de-tufo-branco, popularmente conhecido como miquinho ou sagui do Nordeste, foi resgatado nesta quinta-feira (17) no município de Damião e encaminhado para a cidade de Cabedelo, onde está sob os cuidados da Polícia Ambiental. O animal, que foi vítima de maus-tratos, ingeriu maconha e bebidas alcoólicas oferecidas por um jovem de 18 anos, que gravou o ato e o divulgou em suas redes sociais.

De acordo com o médico veterinário Genilson Ferreira, o sagui foi encontrado calmo e passou por exames físicos. “O animal estava dentro de uma caixa de transporte e, embora calmo, precisará de exames de sangue para verificar se houve consequências no fígado e nos rins, devido à ingestão de substâncias", explicou Ferreira. Segundo o veterinário, a ingestão de bebidas alcoólicas pode causar vícios em primatas, assim como acontece com humanos.

O acusado foi preso em flagrante na cidade de Damião, no Curimataú Paraibano, após postar o vídeo oferecendo maconha e álcool ao animal, além de fazer ameaças de matar e comer o sagui. O delegado Décio de Souza, que liderou a prisão, classificou o ato como uma "monstruosidade" e autuou o jovem com base no Artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605). A pena prevista é de 2 a 5 anos de reclusão, além de multa e proibição de guarda de animais.

O acusado foi encaminhado à 13ª Delegacia Seccional de Picuí e aguardará audiência de custódia. O delegado Souza ressaltou a importância de denunciar crimes contra animais e afirmou que a Polícia Civil continuará investigando rigorosamente essas ocorrências.

T5

Anúncio full