Paraíba
Sagui que fumou maconha e ingeriu álcool é encaminhado para reabilitação
Segundo o veterinário, a ingestão de bebidas alcoólicas pode causar vícios em primatas, assim como acontece com humanos.
Por Redação
19/10/2024 às 07:32 | Atualizado em 20/10/2024 às 21:11
Um sagui-de-tufo-branco, popularmente conhecido como miquinho ou sagui do Nordeste, foi resgatado nesta quinta-feira (17) no município de Damião e encaminhado para a cidade de Cabedelo, onde está sob os cuidados da Polícia Ambiental. O animal, que foi vítima de maus-tratos, ingeriu maconha e bebidas alcoólicas oferecidas por um jovem de 18 anos, que gravou o ato e o divulgou em suas redes sociais.
De acordo com o médico veterinário Genilson Ferreira, o sagui foi encontrado calmo e passou por exames físicos. “O animal estava dentro de uma caixa de transporte e, embora calmo, precisará de exames de sangue para verificar se houve consequências no fígado e nos rins, devido à ingestão de substâncias", explicou Ferreira. Segundo o veterinário, a ingestão de bebidas alcoólicas pode causar vícios em primatas, assim como acontece com humanos.
O acusado foi preso em flagrante na cidade de Damião, no Curimataú Paraibano, após postar o vídeo oferecendo maconha e álcool ao animal, além de fazer ameaças de matar e comer o sagui. O delegado Décio de Souza, que liderou a prisão, classificou o ato como uma "monstruosidade" e autuou o jovem com base no Artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605). A pena prevista é de 2 a 5 anos de reclusão, além de multa e proibição de guarda de animais.
O acusado foi encaminhado à 13ª Delegacia Seccional de Picuí e aguardará audiência de custódia. O delegado Souza ressaltou a importância de denunciar crimes contra animais e afirmou que a Polícia Civil continuará investigando rigorosamente essas ocorrências.
T5
Tópicos
Mais Notícias em Paraíba
Catolé do Rocha
Homem joga carro contra motociclista em frente viatura da PM, no Sertão da Paraíba
22/11/2024Tragédia
Homem morre carbonizado durante incêndio em residência na cidade de Sousa
Ainda não se sabe o que ocasionou o incêndio.
22/11/2024