Menu
Paraíba

Paraíba receberá mais de 37 mil testes rápidos de dengue

É a primeira vez que esse tipo de teste é disponibilizado pelo governo, com foco em ampliar o diagnóstico precoce, especialmente em regiões remotas.

Por Redação

21/01/2025 às 15:38 | Atualizado em 21/01/2025 às 15:39

O Ministério da Saúde começará na próxima semana a distribuição de 37,2 mil testes rápidos de dengue para a Paraíba, parte de um lote de 6,5 milhões destinados a todo o Brasil. É a primeira vez que esse tipo de teste é disponibilizado pelo governo, com foco em ampliar o diagnóstico precoce, especialmente em regiões remotas. O investimento total na compra dos testes ultrapassa R$ 17,3 milhões.

Inicialmente, 4,5 milhões de unidades serão entregues, enquanto dois milhões ficarão como estoque para atender regiões com aumento de casos. O novo teste detecta a presença do vírus da dengue, mas não diferencia sorotipos. Ele se junta aos exames de biologia molecular e sorológico, já disponíveis nos Laboratórios Centrais de Saúde Pública (Lacen), e estará acessível em Unidades Básicas de Saúde conforme a distribuição local.

A secretária de Vigilância em Saúde, Ethel Maciel, ressalta que o teste rápido é uma ferramenta adicional, mas a coleta de amostras continua essencial para vigilância epidemiológica e monitoramento dos diferentes sorotipos. Ela alerta também que o novo exame não identifica arboviroses como zika e chikungunya.

O Ministério da Saúde informou que, em 2024, o diagnóstico de dengue aumentou 76,4% em relação a 2023, passando de 778 mil para mais de 1,3 milhão de exames realizados. A nova ferramenta visa acelerar os diagnósticos, mas os municípios devem seguir os protocolos de coleta e envio de amostras para garantir uma resposta completa no controle da doença.

T5

Anúncio full