Menu
Paraíba

'Caretas' armados com facas assustam moradores de Cajazeiras; OAB aciona Ministério Público

Populares flagraram jovens disfarçados de "caretas" andando armados com facas pelas ruas da cidade.

Por Redação

03/04/2025 às 13:58 | Atualizado em 04/04/2025 às 08:14

'Caretas' armados com facas assustam população de Cajazeiras (Foto: Redes Sociais)

A população de Cajazeiras tem ficado assustada nos últimos dias após adolescentes fantasiadas de 'caretas' serem flagrados portando facas rondando a cidade.

O presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB Cajazeiras, Victor Saulo, relatou que, embora os chamados "caretas" sejam uma manifestação cultural, a prática tem se tornado perigosa.

"E uma tradição na nossa região sair mascarado, coberto de palha, pedir comida, brincar, se divertir. Só que hoje, com o avanço do tempo, as condições se tornam mais perigosas e inseguras. Não é de hoje que, antes da Páscoa, buscamos conversar com o Conselho Tutelar e com o Ministério Público, mas fomos surpreendidos este ano com imagens que rodaram os grupos de WhatsApp, mostrando caretas com facas nas mãos e até mesmo cometendo furtos no centro da cidade”, relatou.

“Entramos em contato com o Conselho Tutelar e com o Ministério Público. Quero frisar que muitos pensam que Cajazeiras não tem um Conselho Tutelar ou que a cidade está sem lei, mas isso não é verdade. O Conselho Tutelar tem cumprido o seu papel, assim como o Ministério Público. Estivemos em reunião no dia 28 de março com o Promotor da Infância e da Juventude, Dr. Levi, e desde segunda-feira, 31 de março, estão sendo feitas rondas na cidade com o carro do Conselho Tutelar percorrendo o município, inclusive contando com a presença do próprio promotor, que se dispôs a ir pessoalmente”, explicou Saulo.

“De forma nenhuma somos contra o direito à cultura. A Comissão de Direitos Humanos e a OAB buscam zelar por esse direito fundamental, principalmente para crianças e adolescentes. Todos têm o direito de participar das tradições culturais, mas sem colocar em risco a segurança e o bem-estar de ninguém”, concluiu.

Os "caretas" são uma tradição de se fantasiar de roupas e mascaras feitas em casa e pedir alimentos, os chamados "jejum". Isso faz parte do período de Semana Santa no Nordeste, que neste ano acontece em abril.

*Com Diário do Sertão

Diamante Online

Anúncio full