Paraíba
Réu acusado de matar companheira a golpe de faca é levado a júri popular
João da Cruz Neto, acusado de matar sua companheira, Marineide Alves de Oliveira, o crime aconteceu em outubro de 2023.
Por Redação
28/04/2025 às 15:06 | Atualizado em 28/04/2025 às 21:14
O julgamento de João da Cruz Neto, acusado de matar sua companheira, Marineide Alves de Oliveira, começou nesta segunda-feira (28) no 1º Tribunal do Júri de João Pessoa. O crime aconteceu em outubro de 2023, na Granja Maranata, no Bairro de Mangabeira, quando João, sob efeito de álcool e cocaína, discutiu com a vítima e, durante a briga, a golpeou no tórax com uma faca peixeira.
Após o homicídio, a Polícia Militar foi chamada e prendeu João em flagrante. A faca foi apreendida, e ele confessou o crime, alegando que agiu em um momento de fúria, depois que Marineide disse que iria embora de casa, o que ele classificou como uma discussão sem motivo importante.
O Ministério Público classificou o crime como feminicídio, já que ocorreu dentro de um contexto de violência doméstica. João responderá por homicídio qualificado, com a agravante de feminicídio, devido à morte de uma mulher em uma relação de violência.
A nova lei, que endureceu as penas para o feminicídio, não se aplica ao caso, pois o crime ocorreu antes da sua promulgação em 2024. O juiz responsável pelo julgamento explicou que, como o crime foi cometido antes da nova lei, ele será julgado pelas regras anteriores.
T5
Tópicos
