Política
STF decide favorável, e prefeito de Santana de Mangueira deve confirmar candidatura à reeleição
A decisão suspende uma ação penal contra o gestor.
Por Redação Diamante Online
27/08/2024 às 16:57 | Atualizado em 18/11/2024 às 19:52
O Supremo Tribunal Federal (STF), por meio do ministro Dias Toffoli, publicou, nessa segunda-feira (26), uma decisão favorável ao prefeito de Santana de Mangueira (PB), Nerival Inácio, em processo que tramita perante o Superior Tribunal de Justiça (STJ). A decisão suspende uma ação penal contra o gestor e permite que ele celebre acordo de não persecução penal com o Ministério Público.
A decisão influencia diretamente na ação que pedia impugnação do registro de candidatura à reeleição requerido por Nenivaldo. O argumento central das impugnações propostas em desfavor dele foi uma condenação na referida ação penal que tramita perante o Superior Tribunal de Justiça.
O Ministro Dias Toffoli enfatizou que a Segunda Turma tem entendido no sentido de que o acordo de não persecução penal é possível a processos ainda em curso até o trânsito em julgado. A legislação eleitoral afirma que as causas de inelegibilidade devem ser aferidas no momento a formalização do pedido de registro de candidatura, ressalvadas as alterações, fáticas ou jurídicas, supervenientes ao registro que afastem a inelegibilidade.
Com a suspensão da Ação Penal, a Justiça Eleitoral deve confirmar sua candidatura a prefeito.
Tópicos
Mais Notícias em Política
Internacional
Deputado português promete “prender” Lula caso vire primeiro-ministro de Portugal
A promessa foi feita em uma postagem no X (antigo Twitter).
15/01/2025Decisão
Ex-prefeito de Boa Ventura e filho são condenados por desvio de recursos públicos
Dudu Pinto e Fred Queiroga Pinto tiveram penas de reclusão e deverão iniciar em regime semiaberto.
15/01/2025