Menu
Vale do Piancó

Após cassar vereadores, justiça marca retotalização de votos para dar posse a suplentes em Diamante

A audiência pública definirá os três suplentes que ocuparão as vagas dos vereadores cassados.

Da Redação do Diamante Online

16/08/2022 às 21:14 | Atualizado em 03/11/2024 às 17:25

O juiz substituto da 42ª Zona Eleitoral de Itaporanga, João Lucas, marcou a data de retotalização de votos que definirá os três suplentes que serão empossados vereadores na cidade de Diamante (PB). O despacho foi assinado nesta terça-feira (16).

A audiência pública ocorrerá no dia 25 de agosto, às 16h, na sede do Cartório Eleitoral de Itaporanga, e deve ser presidida pelo magistrado eleitoral titular da 42ª Zona, Antônio Eugênio.

De início, tudo indica que duas das três vagas serão ocupadas por Venancio e Rosa Boré, ambos do partido Podemos; já a terceira cadeira vai ser definida no reprocessamento de totalização.

A posse dos suplentes se dá após o juiz eleitoral cassar os registros e diplomas de três vereadores — Cicero Venâncio, Detinho Marrocos e Jailson Moura, do Republicanos — por fraude na cota de gênero da coligação nas eleições de 2020.

Leia: Juiz anula votos de coligação e cassa três vereadores eleitos, em Diamante

Segundo a Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) impetrada em face do partido, uma candidata da legenda registrou a candidatura, mas não obteve votos nem fez campanha, configurando-se como candidata laranja.

Os parlamentares recorreram da decisão ao Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), entretanto, o órgão entendeu que houve irregularidade praticada no pleito e manteve a cassação deles.

Veja também: TRE-PB mantém cassações de três vereadores de Diamante por fraude na cota de gênero

Diamante Online

Anúncio full