Menu
Geral

Sexta-feira Santa: entenda o significado do dia

Para católicos, o dia não significa feriado.

Da Redação do Diamante Online

07/04/2023 às 16:17 | Atualizado em 20/05/2024 às 01:14

A Sexta-feira Santa, ou da Paixão, é celebrada pela Igreja Católica Apostólica Romana neste dia 7. A data reverencia a paixão (o martírio) e a morte de Cristo.

Conforme explica Paulo César, mestre de cerimônia da paróquia Nossa Senhora da Conceição, de Itaporanga, o dia é para contemplar o Cristo na Cruz.

— A ação litúrgica da Sexta-feira Santa nos leva para olhar para o crucificado, não para ter pena dEle, não para olhar para Ele com olhar de compaixão, mas para ver nEle os nossos pecado, para ver nEle as nossas culpas lá no madeiro da cruz — disse.

Paulo ressaltou que a igreja não olha para a sexta-feira como feriado. — É muito mais do que feriado. É dia de penitenciar-se pelos seus próprios atos para que, olhando para a figura do crucificado, a gente posse se identificar até mais, associando-se a Ele — explicou.

O fim da pirmeira semana de abril faz parte do Tríduo Pascal, composto por três dias, quinta, sexta e sábado, que antecedem o Domingo de Páscoa.

As celebrações que ocupam esses dias unem-se ao domingo e formam um todo, o ponto mais importante da vida religiosa dos católicos, no qual eles revivem, desde a Antiguidade, a paixão, a morte e a ressurreição de Jesus.

Quinta-feira

A quinta-feira marca o fim da Quaresma (período de quarenta dias, subsequentes à Quarta-feira de Cinzas, em que os católicos se dedicam à penitência em preparação para a Páscoa). Nesse dia, celebra-se a Missa dos Santos Óleos ou Missa do Crisma, quando o oficiante abençoa os óleos usados nos sacramentos do Batismo, do Crisma e da Unção dos Enfermos. Entre os ofícios do dia, o de maior simbolismo é o lava-pés, em que o sacerdote lava o pé direito de 12 homens, imitando o que Jesus fez a seus discípulos na Última Ceia.

Sexta-feira

Na sexta-feira, celebra-se a paixão (o martírio) e a morte de Cristo. O ofício consiste na adoração do Cristo crucificado - ou Adoração da Cruz -, precedida por leituras da Bíblia e seguida pela comunhão eucarística. Em várias cidades brasileiras, após a celebração acontece a Procissão do Enterro, também conhecida como Procissão do Senhor Morto, em que populares e religiosos percorrem algumas ruas tocando e cantando músicas fúnebres.

Sábado

Finalmente, no Sábado Santo, celebra-se, entre o pôr-do-sol do sábado e o amanhecer de domingo, a Vigília Pascal, o ofício mais importante do calendário litúrgico católico, por ser a celebração da ressurreição de Jesus. Em algumas cidades do Brasil, logo nas primeiras horas da manhã de domingo acontece a Procissão do Encontro, na qual duas procissões - uma com a imagem de Nossa Senhora, mãe de Jesus, e outra com a imagem do Cristo ressuscitado - partem de lugares diferentes e se encontram, quase sempre às portas da igreja matriz.

Diamante Online

Anúncio full