Menu
Vale do Piancó

Diamante completa 62 anos de emancipação política; veja documentário

Localidade passou a denominar-se município em 30 de dezembro de 1961.

Da Redação do Diamante Online

30/12/2023 às 12:11 | Atualizado em 27/09/2024 às 10:40

O município de Diamante, localizado na região do Vale do Piancó, Sertão paraibano, comemora neste sábado (30) 62 anos de emancipação política. Em homenagem ao aniversário, foi realizada uma festa em praça pública na noite de ontem.

.
História
.

O topônimo Diamante provém do nome do sítio e da serra contíguas às terras devolutas concedidas a Manoel de Sousa Olival pelo governador da capitania Antônio Borges da Fonseca em 1752. Dezesseis anos depois José Felix de Sá adquire a concessão de uma légua e meia quadrada de terras. Em 1816, o capitão Domingos João Dantas, morador no Piancó também obtém concessão de terras no local. Estes sítios deram origem à povoação. O capitão doou o terreno para a construção da primeira capela, capela nossa senhora do rosário. O local passou a se chamar Paulo Mendes, em homenagem ao seu primeiro professor. O padre Joaquim Dinis sugeriu a mudança do nome Paulo Mendes para São Paulo.

O distrito com o nome de São Paulo foi criado pelo decreto-lei estadual nº 1164, de 15-111938, subordinado ao município de Itaporanga, ex-Misericórdia. Pelo decreto-lei estadual nº 520, de 31 de dezembro de 1943, o distrito de São Paulo passou a denominar-se Diamante, e o município de Itaporanga voltou a denominar-se Misericórdia. O município com a denominação de Diamante foi criado pela lei estadual nº 2655, de 21 de dezembro de 1956, desmembrado de Itaporanga e instalado em 30 de dezembro de 1961.

Fonte: IBGE

Capela da pracinha (Foto: Reprodução documentário Diamante Bruto) 

Avenida principal (Foto: Reprodução documentário Diamante Bruto)

A primeira eleição para prefeito do município aconteceu em 1962, em que foi eleito Argemiro Abílio de Souza, pelo PL, com 382 votos. O adversário dele à época era Dionisio Mangueira Diniz, que ficou com 280 sufrágios.  

.
Documentário
.

Um documentário, produzido pelo professor e biólogo diamantense Francisco Pegado, – intitulado Diamante Bruto – conta a história da cidade com riqueza de detalhes, por meio de vídeos, fotos e documentos.

Assista

Diamante Online

Tópicos
Anúncio full