Vale do Piancó
Duas cidades do Vale estão entre as mais arborizadas da Paraíba, aponta IBGE
Dados são do Censo 2022 divulgados pelo instituto nessa quinta-feira (17).
Por Tadeu Gomes
18/04/2025 às 10:16 | Atualizado em 20/04/2025 às 13:22
Curral Velho está entre as mais arborizadas (Foto: YouTube/Takeshi Kobayashi)
As cidades de Curral Velho e Santa Inês, ambas localizadas na região do Vale do Piancó, Sertão, estão entre as mais arborizados da Paraíba, de acordo com dados do Censo 2022 divulgados nessa quinta-feira (17), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Conforme o órgão, os dois municípios figuram na lista de localidades com maior número de residentes em vias com árvores. Curral Velho tem 97,1% no percentual, e Santa Inês, 97,3%.
Além das duas cidades, também estão Marcação (96,2%), Triunfo (96,7%) e Poço de José de Moura (96,8%).
A pesquisa apontou que cerca de dois milhões dos moradores do estado, ou seja, 64,7% da população, viviam em vias com pelo menos uma árvore em 2022.
A arborização urbana é considerada fundamental para a qualidade de vida nas cidades, sobretudo em tempos de aquecimento global, por proporcionar diversos benefícios, como a melhoria da qualidade do ar e a redução das temperaturas médias.
A presença de árvores é crucial para a prevenção de enchentes porque as raízes e folhas absorvem água, ajudando a melhorar a infiltração do solo. Elas também são positivas para a purificação da água porque ajudam a reduzir os níveis de contaminação dos lençóis freáticos.
Pelo menos 66% dos brasileiros vivem em ruas arborizadas, segundo o IBGE, uma porcentagem considerada alta, ainda que um terço da população morem em vias sem árvore alguma.
Diamante Online
Tópicos

Mais Notícias em Vale do Piancó
Política
Prestação de contas de 2021 da ex-prefeita de Boa Ventura, Talita Lopes, é aprovada pela Câmara
O placar final foram de 6 votos favoráveis a aprovação, 2 contra e uma abstenção.
20/04/2025Fatalidade
Jovem morre após passar mal durante partida de futsal em Itaporanga
Rapaz foi levado ao hospital do município, onde recebeu atendimento de urgência.
20/04/2025