Brasil
Mulher é internada após aplicar medicamento falsificado para tratar diabetes
Mulher de 46 anos foi internada após aplicar um produto vendido como o medicamento para diabetes.
Por Redação
22/10/2024 às 13:40 | Atualizado em 21/11/2024 às 17:31
Uma mulher de 46 anos ser internada em um hospital no Rio de Janeiro após consumir Ozempic falsificado, na última quinta-feira (17), o debate sobre a comercialização do medicamento foi retomado. Ela relatou ter comprado o remédio em uma farmácia, o qual foi alegado ser natural.
Três lotes de medicamentos alterados foram identificados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Destes, dois foram divulgados em 2023 e um em 2024.
São eles:
MP5C960, em junho 2023, com concentração de 1 mg e embalagem em idioma espanhol;
LP6F832, em outubro de 2023, com data de validade 11/2025;
MP5A064, em janeiro de 2024, com prazo de validade 10/2025. Apresenta a concentração de 1,34 mg/mL, com embalagem em idioma espanhol.
Como identificar o Ozempic falso
A Agência reguladora informa que esses medicamentos só devem ser comprados em estabelecimentos farmacêuticos, farmácias ou drogarias. A comercialização dos produtos em endereços eletrônicos, exceto em sites das próprias farmácias, é proibida.
Valores muito abaixo do cobrado normalmente em farmácias também devem ser motivos de alerta.
Embalagens visualmente alteradas também deve gerar alerta aos consumidores. Pontos de atenção são: instruções em outros idiomas, aparência diferente e informações incorretas.
Fabricante do Ozempic faz alerta
A Novo Nordisk, fabricante do Ozempic, relatou em nota ao Metrópoles que o medicamente em frascos, em cápsulas orais, pellets absorvíveis, fitas ou chips são falsos.
"A Novo Nordisk desconhece a origem das matérias-primas e a forma de fabricação desses produtos. Ademais, a companhia é detentora da patente do princípio ativo semaglutida, de forma exclusiva, até pelo menos o ano de 2026. Assim, a empresa não fornece ou autoriza o fornecimento de semaglutida a nenhuma farmácia de manipulação ou outra fabricante", disse em nota.
Diário do Nordeste
Tópicos
Mais Notícias em Brasil
Brasil
STF manda soltar 15 integrantes de quadrilha que opera tráfico de drogas em galerias de Campinas
Beneficiados por Habeas Corpus haviam sido presos e condenados no âmbito da Operação Sumidouro.
23/11/2024