Menu
Brasil

'Pare corno': População sinaliza cruzamento para evitar acidentes de trânsito

A Autarquia Municipal de Trânsito informou que vai enviar uma equipe para realizar uma vistoria técnica e instalar a sinalização adequada no local.

Por Redação

21/11/2024 às 15:05 | Atualizado em 23/11/2024 às 08:45

População pintou mensagem "Pare corno" em rua de Fortaleza que já registrou diversos acidentes de trânsito - TV Verdes Mares/Reprodução

População pintou mensagem "Pare corno" em rua de Fortaleza que já registrou diversos acidentes de trânsito (Foto: TV Verdes Mares/Reprodução)

Após pedir às autoridades municipais a instalação de uma sinalização de trânsito e não obter resposta, moradores do bairro Cidade dos Funcionários, em Fortaleza, despertaram na última terça-feira (19) com uma sinalização improvisada, pintada na rua Melo César, com a mensagem: 'Pare corno'.

O pedido, um tanto humorado, tenta chamar atenção dos motoristas e da Prefeitura de Fortaleza para um problema sério: os constantes acidentes que acontecem no cruzamento das ruas Antônio de Castro com Melo César, próximo à BR-116.

Conforme moradores, os condutores que trafegam por ali não respeitam a preferencial, que é do condutor que trafega na rua Antônio de Castro, e por causa disso há constantemente acidentes entre veículos, atropelamento de animais e outros problemas.

"Infelizmente, por vias legais, email, ligações, não obtivemos nenhum retorno [da Autarquia Municipal de Trânsito, a AMC]. E aí a gente amanhece e se depara com essa surpresa. Cearense é um pouco cômico mesmo, [mas] dessa forma chamou atenção porque de fato aqui acontecem muitos acidentes", disse a confeiteira Fabiane Cavalcante à TV Verdes Mares.

"Pode ver ali a calçada quebrada porque os carros descem em alta velocidade, não respeitam o cruzamento. Meu gato já foi vítima de atropelamento aqui", afirmou Fabiane. "Aqui é um bairro praticamente de idosos, muitos idosos transitam pelas ruas, a gente vê aquelas freadas bruscas que podem causar uma fatalidade."

Por meio de nota, a AMC informou que vai enviar "uma equipe para realizar uma vistoria técnica e revitalizar a sinalização horizontal no trecho". Sobre a pintura improvisada, a autarquia destacou que "apenas o órgão de trânsito com circunscrição sobre a via tem a atribuição de implantar, manter e operar a sinalização viária".

"Essa regra é fundamental para assegurar que a sinalização esteja em conformidade com os padrões técnicos e legais estabelecidos pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e pelo Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito, garantindo a segurança e evitando irregularidades", disse a AMC.

O órgão destacou que a população pode solicitar a instalação de sinalização de trânsito por meio do aplicativo AMC Trânsito ou por meio do site amctransito.com.br.

 

G1

Anúncio full