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WhatsApp Pay inclui Pix e expande para grandes empresas

Aplicativo diz que inclusão foi pedida por usuários e empresas.

Por Redação

07/06/2024 às 08:07 | Atualizado em 18/07/2024 às 22:09

Logo do Whatsapp - REUTERS/Dado Ruvic/Ilustração

Logo do Whatsapp (Foto: REUTERS/Dado Ruvic/Ilustração)

A Meta anunciou nesta quinta-feira (6) que está disponibilizando para os usuários de sua ferramenta de pagamentos no WhatsApp a possibilidade de realizar compras por meio do Pix.

A gigante de tecnologia, que também é dona do Instagram e do Facebook, até então possibilitava apenas compras via cartões na ferramenta, conhecida como WhatsApp Pay.

O anúncio foi feito durante evento em São Paulo.

O head de mercados estratégicos do WhatsApp, Guilherme Horn, disse à Reuters que usuários e empresas pediram a adição do Pix ao WhatsApp Pay, movimento que, segundo ele, já era planejado pela empresa.

O Brasil é o segundo maior mercado do WhatsApp no mundo, atrás apenas da Índia, e vem sendo usado junto ao país asiático como teste para ferramentas de pagamentos da Meta, à medida que a companhia busca meios de monetizar o uso do popular aplicativo de mensagem.

Em 2021, a Meta disponibilizou aos usuários brasileiros a possibilidade de transferência de dinheiro entre indivíduos por meio do WhatsApp Pay, e no ano passado expandiu a ferramenta, para permitir compras em pequenas e médias empresas que usam a versão empresarial gratuita do aplicativo de mensagens.

Nesta quinta-feira, a Meta ainda anunciou que o WhatsApp Pay poderá ser utilizado para compras em empresas maiores, clientes do API, uma versão também empresarial, mas paga, do WhatsApp.

Rivais?

O WhatsApp Pay e o Pix têm uma série de funções em comum, como permitir a transferência de dinheiro entre os usuários e a compra de produtos pelo celular, o que colocou as duas ferramentas como potenciais rivais quando foram lançadas.

O Pix estreou em 2020, meses antes da operação no país do WhatsApp Pay, que passou por um detalhado escrutínio do Banco Central antes de ser liberado para uso, o que ocorreu somente no ano seguinte.

A ferramenta do BC foi responsável por cerca de 39% das transações no Brasil em 2023, segundo dados da autarquia. O WhatsApp, por sua vez, não divulga dados sobre o tamanho da sua operação de pagamentos no país.

Horn nega que o WhatsApp Pay esteja competindo com o Pix.

Na visão do executivo, o Pix e o WhatsApp Pay são, na verdade, complementares, seja na transferência de recursos entre pessoas físicas, ou na compra de produtos.

No primeiro, Horn acredita que o Pix e o WhatsApp Pay são usados por perfis distintos de pessoas. No segundo, que a ferramenta do BC adiciona valor ao API do WhatsApp, dado o potencial de atrair mais clientes.

“As pessoas têm expectativas distintas sobre o WhatsApp Pay”, disse ele, observando que o principal objetivo da plataforma é completar a jornada de compra dos consumidores no WhatsApp.

Reuters

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